Reuniões promovidas pelo Desenvolvimento Regional contaram com a presença de representantes estaduais, municipais e da sociedade civil

São Paulo, 08/10/2021 − A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizou, nos dias 06/10 e 07/10, duas oficinas regionais que discutiram as temáticas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Aglomeração Urbana de Franca (AUF).

“As oficinas regionais são de extrema importância para as regiões do Estado, elas darão um norte para as equipes técnicas elaborarem o PDUI regional de forma precisa, onde todas as funções públicas de interesse comum sejam contempladas”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Os encontros contaram com a participação do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, que preside o Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração de Franca, e também do prefeito de Ituverava, Luiz Araújo. Também estiveram presentes secretários e técnicos das prefeituras e representantes da sociedade civil, que discutiram a situação de seus municípios a partir das dinâmicas urbana, ambiental, econômica e social.

A equipe da Fipe, coordenada por Fernanda Costa, apresentou um panorama regional para nortear o debate, enquanto a coordenadora Claudia Leite trouxe uma proposta de macrozoneamento para a região.

Os participantes mostraram entusiasmo em contribuir com a construção do PDUI da região, e trouxeram propostas para o mapeamento dos principais problemas e potencialidades da AUF.  Para o prefeito Alexandre Ferreira, “o importante é ter um plano que seja executável e permita criar melhores condições de vida para a população”.

Os participantes se comprometeram a enviar para as equipes técnicas dados atualizados sobre suas regiões, informações, mapeamentos e documentos que possam tornar o macrozoneamento e o PDUI o mais próximo possível da realidade dos municípios.